Tempestades x Modem de Internet: Uma realidade chocante!

Hoje abordaremos um tópico muito comum aos nossos clientes usuários de internet de banda larga que utilizam tecnologia ADSL, por exemplo, o Oi Velox.

Como proteger seus equipamentos em caso de tempestades?

Desde pequenos escutamos nossos pais e avós repetirem a mesma frase em caso de chuvas fortes: “desliga tudo da tomada!”. E eles naturalmente não estavam errados, porém para os clientes do Oi Velox, existe outro agravante que é a linha telefônica.

Quando o raio atinge algum dispositivo do “grid” elétrico externo, esta energia que chamamos de “surto elétrico”, descarrega dobre os dispositivo conectados a ele, uma carga elétrica muito superior a aquela que eles foram projetados para suportar, causando assim um dano. É importante salientar que o termo “surto elétrico” também pode ser atribuído a qualquer descarga na rede, seja ela de ordem natural (raios) ou da própria distribuidora (oscilação de tensão).

Muitas vezes esta descarga de energia pode vir através da linha telefônica, que invariavelmente esta menos protegida que a rede elétrica. Danificando o modem e tudo que esta conectado a ele.

É muito importante se certificar que suas instalações elétricas possuam o devido aterramento, além de contar com um dispositivo de proteção contra surtos ou DPS, que descarrega para o “terra” os surtos de energia.

Para proteger seu modem, é importante adquirir um DPS para linhas telefônicas, que muito mais simples de ser instalado que o DPS da rede elétrica, bastando apenas ser ligado a uma tomada e a linha telefônica ligada ao mesmo.

Caso não possa contar com estes dispositivos em sua casa ou escritório, siga o conselho dos mais antigos, e retire seu equipamento da tomada, porém não se esqueça de desconectar também o fio do telefone de seu modem da internet.

Este texto foi útil? Compartilhe!

Equipe Nix Tecnologia

Empresa especializada em soluções em TI. Visite nosso site e confira todo o nosso portfólio de serviços! Nix Tecnologia - Informática descomplicada!