Para começar, vamos falar do básico!

Bem-vindo ao nosso novo canal de comunicação, o blog da Nix Tecnologia!

 Neste post de estreia, vamos falar de um assunto que é de extrema importância nos dias atuais, que são as senhas ou passwords. A internet faz parte do nosso cotidiano, seja através dos e-mails, mídia social (Facebook, Twitter, Instagram, etc.), acesso a contas bancárias, ao painel de controle de provedores de serviços como operadoras de telefonia, fornecedora de luz, TV a cabo, etc. Outro lugar bastante comum em que as senhas são importantes e muitas vezes são as mais fracas, são as chaves de acesso a rede wireless! Não é incomum nos depararmos com senhas como: 1234567890, senha123, o uso do numero do telefone, da data de nascimento,  do time do coração, entre outros.

 O usuário tem de compreender que a rede wireless leva as suas informações pessoais para além dos limites de sua residência, e se partimos da premissa que este não foi cauteloso com a segurança de sua rede, não será com a segurança de seu computador!  Para resumir, a partir do momento que se tem acesso a um rede sem fio, é questão de tempo para se ter acesso aos dispositivos conectados a ela.

 Por isso, vamos deixar 10 dicas importantes para garantir que você possa criar senhas fortes, dificultando assim o trabalho daqueles que por malícia ou mesmo por farra, possam lhe criar problemas. Vamos a elas:

 1. Procure usar sempre caracteres especiais. Ex: ! $ # % & @ ? . [ =

 2. Use senhas diferentes para sites diferentes, pois caso uma deles seja descoberta, não irá prejudicar os demais serviços.

 3. Alterne sempre o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Ex. NiXTecNolOgiA

 4. Nunca use dados pessoais. Ex. Telefone, aniversário, time preferido, nome do cão, etc.

 5. Nunca use palavras simples ou conjuntos de números. Ex. senha, camila, 22334155, etc.

 6. Use uma mistura de alfabeto, alfanuméricos e caracteres especiais.  Ex. ABC$15gol, etc.

 7. Use pelo menos uma senha com no mínimo 8 caracteres.

 8. Se possível, use senhas compostas por pontuação ou espaço.

 9. Crie o hábito trocar suas senhas a cada 3 meses.

 10. O mais importante de todos os itens: Não compartilhe sua senha com ninguém!

 Todos estes procedimentos descritos aqui visam dificultar o uso de ferramentas de roubo de senhas, baseadas em brute force ou dicionários.

 Existem ainda outras medidas importantes para se proteger com roubo de senhas, mas isto será assunto de um próximo post. Lembre-se: trate suas senhas como a sua escova de dente! Não deixe ninguém usar e troque por uma nova no máximo a cada 6 seis meses! =)

Este texto foi útil? Compartilhe!

Equipe Nix Tecnologia

Empresa especializada em soluções em TI. Visite nosso site e confira todo o nosso portfólio de serviços! Nix Tecnologia - Informática descomplicada!