Conheça seus direitos quanto a Banda Larga Fixa.

Fique atento a seus direitos! Desde novembro de 2014, os valores mínimos para os serviços de banda larga fixa estabelecidos pela ANATEL são de 80% do valor da velocidade contratada na MÉDIA mensal e de 40% para testes instantâneos, ou seja, se você possui uma banda contratada de 10MB, em um teste alheatório de velocidade, o valor não pode ser inferior 4MB. Estes valores se devem ao argumento de que o serviço pode sofrer flutuações em virtude de uma gama de fatores. Por isso, procure monitorar diariamente o serviço fornecido e caso o valor médio ficar abaixo dos 80% contratado, reclame.

Para testar sua velocidade, existem vários sites, no entanto, recomendamos o site da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga). Este site é sugerido pela própria ANATEL e tem a vantagem de memorizar um histórico e calcular a média dos testes. É importante salientar que este site usa Java, e não vai funcionar corretamente no Google Chrome. Alem deste existe o SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet) que é muito detalhado mas também se valhe do Java para funcionar corretamente.  O SPEEDTEST, que é baseado em flash player, também muito bom mas possui muitos anúncios.

Não se intimide pelo atendimento ruim e não se deixe levar por “sugestões” dos técnicos da operadora que vão a sua residencia. Caso suas reclamações não sejam solucionadas, acesse o site da ANATEL e faça uma reclamação.

Para mais informações, dicas e esclarecimentos sobre o assunto, não deixe de nos contatar!

Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=31402
Este texto foi útil? Compartilhe!

Equipe Nix Tecnologia

Empresa especializada em soluções em TI. Visite nosso site e confira todo o nosso portfólio de serviços! Nix Tecnologia - Informática descomplicada!